DISCLAIMER: Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos.

Programa Tradições irá atribuir 250 mil euros aos melhores projetos de cultura popular

Lisboa, 27 de julho de 2018

Programa Tradições

A EDP lança edição bienal do Programa Tradições, que continua a apoiar as tradições mais genuínas da cultura popular, disponibilizando até 250 mil euros para os melhores projetos. As candidaturas a esta 3ª edição do projeto podem ser feitas a partir de 3 de setembro e decorrem até 17 de setembro.

Em 2018, o Programa Tradições associa-se ao Ano Europeu do Património Cultural que tem como objetivo chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Este programa tem como objetivos valorizar as culturas/tradições locais estimulando a autoestima das comunidades, ajudar a criação de novos públicos, garantindo que as novas gerações valorizam e integram as artes e os saberes populares evitando a extinção das mesmas e contribuir para o desenvolvimento e dinamização local, sendo uma forma de combater a desertificação do interior do país.

Podem concorrer todos os projetos que cumpram estes objetivos e se insiram na área geográfica dos centros produtores da EDP, num total de 94 municípios abrangidos. O formulário de candidatura e regulamento do concurso estarão disponíveis para download a partir de 3 de setembro.

Nos últimos 4 anos, a EDP apoiou e acompanhou 23 projetos através da disponibilização de 400 mil euros, alavancando mais de 1 milhão de euros. No total, foram 108.600 os beneficiários do programa que impactou 27 municípios.

Veja aqui uma reportagem de vídeo que apresenta as valências e relevância nacional do programa.