DISCLAIMER: Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos.

Lançamento do Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua

Lisboa, 26 de fevereiro de 2018

No passado dia 01 de março, procedeu-se ao lançamento da obra "Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua" no recentemente inaugurado Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT).

Foram mais de uma centena aqueles que deslocaram ao CIVT para presenciarem o lançamento daquela importante obra.

Marcaram presença variadas personalidades, dos quais se destacam o Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Dr. João Gonçalves, a Direção Regional de Cultura do Norte, representada pelo Dr. David Ferreira, e o Eng.º Pedro Neves Ferreira pela EDP Produção.

De destacar igualmente a presença de Fernando Seara Diretor do Museu do Douro.

Foram proferidas palavras de elogio pela concretização da obra que irá perpetuar a memória e enriquecer o património cultural de uma região.

A DRCN ressalva o caráter excecional da obra já que não se remete apenas a uma análise histórica - o que já de si seria notável - mais alarga o seu âmbito às questões da etnologia aprofundando assim o conhecimento do território, mas igualmente das suas gentes através de uma apreciação analítica do evoluir das sua cultura e civilização, já no âmbito da antropologia cultural e social.

Este trabalho resulta de uma das medidas compensatórias pela construção do AH de Foz Tua a que a EDP estava obrigada.

O Prof Pedro Carvalho, Coordenador Científico, efetuou uma apresentação sobre a obra agora publicada e procedeu aos agradecimentos a todas as entidades envolvidas.

No final foi servido um Porto D'honra!