Empreendedorismo

Melhoria das condições de vida, emprego e fixação de pessoas na região é uma das principais expectativas das comunidades dos municípios abrangidos pelo reforço e construção dos novos aproveitamentos hidroeléctricos. É neste sentido que a EDP encara o capital humano e o empreendedorismo como factores críticos de desenvolvimento sustentável do território, promovendo, em conjunto com os respectivos parceiros, o estímulo, a capacitação e a concretização de projectos inovadores e socialmente responsáveis, estruturantes para a economia local.

INICIATIVAS:


Projeto Sustentabilidade Rural

Uma barragem pode melhorar a vida de quem se dedica à agricultura e à pecuária. A EDP lançou recentemente o projeto-piloto "Sustentabilidade Rural" destinado aos produtores agrícolas dos concelhos da área de influência das barragens do Baixo Sabor e Ribeiradio, atendendo, desta forma, às expetativas de desenvolvimento local das suas comunidades. Numa primeira fase, uma consultora agrícola especializada está a apoiar a EDP na identificação de produtores locais com interesse em fornecer os refeitórios dos estaleiros. No Sabor, por exemplo, são servidas 1.200 refeições diárias. Paralelamente, os produtores serão apoiados com formação e acompanhamento técnico de modo a valorizar o potencial dos produtos locais e encontrar novos mercados, promovendo, assim, a sustentabilidade dos seus negócios.


Notícias relacionadas:

EDP promove venda de cabazes de Natal
Lisboa, 14 de Dezembro de 2012
A EDP está a promover a venda de cabazes de Natal com produtos de Trás-os-Montes. Mel, nozes, azeite, vinho, linguiça, queijo e compota de mirtilo compõem os cabazes "Sabores das Barragens" disponíveis para compra nas sedes da EDP, no Marquês de Pombal em Lisboa e na rotunda da Boavista, no Porto.

Programa Prémio EDP Empreendedor Sustentável

Ao incentivar o espírito empresarial, criam-se condições para fixação populacional; Potenciam-se recursos naturais, patrimoniais, agrícolas; Cria-se uma oferta de produtos e serviços ajustados às necessidades locais; Capacitam-se pessoas e instituições para que possam aproveitar as oportunidades geradas pelas barragens.

Foi com base neste princípio, que a EDP criou em 2009 uma parceria com a EEIG GLOOCAL-SPA Consultoria, no sentido de criar condições para o auto-emprego nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Programa Premium EDP Empreendedor Sustentável é constituído por diversas fases que envolvem o apoio à consolidação de ideias, elaboração de planos de negócio, estudos de viabilidade, formação, apoio à negociação de financiamento, apoio nas formalidades, tutoria e consultoria, culminando numa cerimónia de entrega de prémios monetários atribuíveis aos melhores projectos empresariais.

A primeira edição do programa desenrolou-se entre Junho de 2010 e Fevereiro de 2011 nos concelhos abrangidos pelas barragens do Baixo Sabor, Picote e Bemposta, tendo sido constituídas 21 empresas, 8 destas distinguidas com prémios monetários (2 primeiros lugares com 10.000€ e 6 menções honrosas com 2.000€).


Notícias relacionadas:

Programa de empreendedorismo da EDP lança duas dezenas de novos projetos
Lisboa, 06 de Março de 2015
Região abrangida pela barragem do Baixo sabor viu nascer 47 empresas desde início do Programa, em 2010
Prémio Empreende Tua lança 30 novos projectos empresariais em Trás-os-Montes
Lisboa, 29 de Julho de 2014
Os 40 finalistas do Programa de Empreendedorismo do Tua apresentam-se hoje, pela 1 vez, ao mercado. Têm, no total, 30 projetos empresariais com potencial para criar mais de 80 postos de trabalho e investir 3,5 milhões de euros.
Empreendedorismo no Tua na 2ªedição
Lisboa, 19 de Maio de 2014
São 40 os novos projetos empresarias em desenvolvimento no âmbito do programa de empreendedorismo do Vale do Tua. Este programa dá continuidade à 1ª edição do Programa EDP Empreendedor Sustentável Tua. Em 2012, esta iniciativa envolveu 76 empreendedores que geraram 35 negócios e 40 potenciais postos de trabalho.
Mais 50 novos empreendedores em Trás-os-Montes
Lisboa, 16 de Julho de 2013
Entrega de prémios EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2013 fecha 3ª edição do programa de apoio à criação de auto-emprego e desenvolvimento do potencial económico de Trás-os-Montes
Prémio EDP Empreendedor Sustentável cria 38 novas empresas no Sabor
Lisboa, 30 de Julho de 2012
Projetos preveem vir a criar 78 postos de trabalho e investir três milhões de euros.
Jornadas municipais debatem oportunidades
Lisboa, 31 de Outubro de 2011
Candidatos a empreendedores podem inscrever-se em ações de formação e consultoria no âmbito do Prémio EDP Empreendedor Sustentável
Prémio EDP Empreendedor Sustentável distingue oito projectos
Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011
Novos empreendedores redescobrem agricultura e exploram potencial turístico de Trás-os-Montes
EDP promove criação de 21 novas empresas na região do Baixo Sabor
Lisboa, 16 de Fevereiro de 2011
Mais de duas dezenas de novos negócios. Eis um dos resultados do Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010.
EDP apoia criação de emprego em Trás-os-Montes
Lisboa, 25 de Junho de 2010
Prémio EDP Empreendedor Sustentantável Sabor 2010 garante acompanhamento de empreendedores interessados em lançar negócios

Apoio ao Empreendedorismo Social

A EDP está a trabalhar com o Instituto de Empreendedorismo Social, com a finalidade de identificar e mapear modelos de negócio social e ambiental, transformadores e com potencial de crescimento para um futuro trabalho de capacitação, em consonância com critérios de sustentabilidade na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Notícias relacionadas:

Apoio ao empreendedorismo chega ao Tua
Lisboa, 30 de Março de 2012
Prémio EDP Empreendedor Sustentável já gerou 40 novos projetos empresariais nos concelhos do Baixo Sabor.

Aprender a Empreender

A Junior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve nas crianças e jovens o gosto pelo empreendedorismo e pelo risco, a criatividade, o sentido de responsabilidade, iniciativa e inovação. A causa, apoiada pela EDP, estendeu-se à região das novas barragens, com o propósito de preparar os futuros líderes e agentes impulsionadores do desenvolvimento local.

Através do programa ”A Empresa, alunos do ensino secundário criam uma empresa real, sob a coordenação e orientação de voluntários oriundos de empresas locais. Os alunos vendem acções, elegem presidente e directores, produzem e vendem produtos ou serviços, fazem relatórios, realizam reuniões de accionistas e, por fim, liquidam a empresa, tudo durante um ano lectivo. O programa dá aos alunos a oportunidade de se prepararem para o mundo do trabalho e é concluído com uma apresentação pública dos projectos das várias turmas envolvidas, sendo premiadas as melhores ideias de negócio.


Notícias relacionadas:

Jovens de Trás-os-Montes apresentam 20 novos projectos empresariais
Lisboa, 05 de Maio de 2014
O projecto Safety First, desenvolvido por um grupo de alunos da EPA - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela foi o grande vencedor da edição 2013/2014, do programa Empresa, promovido pela Junior Achievement Portugal (JAP), com o apoio da EDP, nos concelhos de Trás-os-Montes.
Estudantes de Trás-os-Montes apresentam projectos empresariais
Lisboa, 23 de Abril de 2013
80 alunos de várias escolas de Trás-os-Montes expõem, em Vila Real, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo no âmbito do programa A Empresa da Junior Achievement. São no total 16 mini-empresas, com propostas de novos produtos e serviços, a testar pela 1ª vez a aceitação do público e de um júri.
Seis projetos entre os melhores do empreendedorismo jovem em Trás-os-Montes
Lisboa, 07 de Maio de 2012
Última edição do programa Junior Achievement envolveu 90 alunos. Ao longo do ano lectivo, os jovens empreendedores criaram 15 mini-empresas, seis das quais premiadas.
Jovens estudantes de Trás-os-Montes criam projetos inovadores
Lisboa, 13 de Maio de 2011
Fazer sabão com "Sabor Azeitona" foi a proposta vencedora da iniciativa Educação para o Empreendedorismo, organizada pela Junior Achievement Portugal (JAP) com o apoio da EDP.
EDP premeia jovens empreendedores
Lisboa, 20 de Maio de 2010
Uma bolsa para guardar pens, maçã lavada, laminada e embalada, prestação de serviços de proximidade. Foram estes os projectos premiados pela EDP no âmbito da primeira abordagem da Júnior Achievement Portugal (JAP) às escolas de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Parceria com Novos Povoadores

A construção de barragens constitui um desafio e uma oportunidade de desenvolvimento para as regiões onde se localizam os novos projectos hidroeléctricos, o que poderá funcionar como factor de atracção de novas famílias, alavancados por novas oportunidades de negócio geradoras de riqueza. Neste sentido, a EDP é parceira de “Novos Povoadores”, um projecto de repovoamento e revitalização de territórios rurais de fraca densidade populacional, em estreita articulação com as respectivas autarquias. Numa primeira fase, a parceria institucional tem em vista a troca de informação privilegiada que permita desenhar programas futuros.


Notícias relacionadas:

EDP faz parceria com Novos Povoadores
Lisboa, 24 de Junho de 2011
A EDP, os Novos Povoadores e a câmara de Alfândega da Fé vão avançar com um projeto piloto para incentivar a instalação de novas famílias naqueles concelhos.
Parceria entre Fundação EDP e Novos Povoadores
Lisboa, 11 de Março de 2010
O Grupo EDP, através da Fundação EDP, e o projecto Novos Povoadores assinaram um acordo de cooperação para o repovoamento dos territórios de baixa densidade populacional em Portugal.