Cultura e Educação

Apoiar as artes é contribuir para uma sociedade mais aberta, dinâmica e preparada para enfrentar as mudanças, indissociável da aposta na educação para a cultura e para a criatividade. Saber gera saber, gera uma sede cada vez maior de aprender, de experimentar, de dar asas ao talento, de criar, de desenvolver, de inovar. É com base nesta visão que a EDP tem investido na formação de novos públicos, sobretudo nas comunidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, colocando as crianças e jovens no centro da intervenção, sob uma perspectiva de sustentabilidade geracional.

INICIATIVAS:


Prémio literário “Douro Ensaio”

A Fundação EDP instituiu com a Direcção Regional de Cultura do Norte o Prémio Bienal “Douro Ensaio”, destinado a distinguir o melhor ensaio sobre obras do património literário relacionado com a região duriense e/ou sobre os seus escritores. A iniciativa tem por objectivo estimular a publicação de estudos, sob a forma de dissertações académicas ou outros trabalhos de investigação no género de ensaio literário, que permitam aprofundar o conhecimento sobre a vida e obra de escritores naturais da região do Douro.


Notícias relacionadas:

Prémio “Douro Ensaio”, com apoio da Fundação EDP, atribuído a Eduardo Firmino Ricardo
Lisboa, 14 de Dezembro de 2009
A Direcção Regional de Cultura do Norte e a Fundação EDP atribuíram o prémio “Douro Ensaio” a Eduardo Firmino Ricardo. O ensaísta, natural de Torre de Moncorvo, viu assim reconhecido o trabalho de investigação da obra do escritor Campos Monteiro (1876-1933), também de Torre de Moncorvo. A cerimónia de entrega do prémio decorreu a 14 de Dezembro, dia do 8º aniversário da classificação do Douro como Património da Humanidade.

Energy Bus

Com vista a promover a educação e a sensibilização dos jovens e comunidades em geral para os temas do ciclo energético, eficiência na utilização da energia e problemáticas ambientais, o Energy Bus tem vindo a alargar o seu circuito nacional, contando já com um vasto roteiro anual nas regiões das novas barragens. Trata-se de um autocarro temático com diversos equipamentos de demonstração de diferentes tecnologias, painéis informativos, experiências interactivas, folhetos e conselhos úteis.

A 1º edição em 2009, acolheu 3.000 visitantes dos agrupamentos escolares dos concelhos abrangidos pela barragem do Baixo-Sabor, bem como Miranda do Douro.
Esta medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia eléctrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).


Notícias relacionadas:

Energy Bus regressa às escolas de Trás-os-Montes
Lisboa, 11 de Maio de 2010
Descobrir formas mais limpas e eficientes de produzir e consumir energia. Eis o desafio dos visitantes que entram no Energy Bus. O autocarro inicia esta semana um novo périplo por Trás-os-Montes.

Projecto Voz

Para estimular e desenvolver o conhecimento e gosto pela poesia portuguesa entre as camadas mais jovens, a EDP e a Produções Fictícias levam recitais de poesia ao vivo às escolas secundárias do país, com enfoque especial na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os poemas são declamados por actores de teatro e televisão famosos, que funcionam com facilitadores da aproximação dos jovens à língua e literatura portuguesa.


Notícias relacionadas:

Poesia nas escolas de Trás-os-Montes
Lisboa, 04 de Maio de 2011
A EDP leva o Projeto Voz a escolas secundárias de Trás-os-Montes, uma iniciativa de âmbito nacional e organizada pelas Produções Fictícias, cujo objectivo é incentivar nos jovens o gosto e o interesse pela poesia de língua portuguesa. Esta segunda edição do programa é protagonizada pelo ator João Lagarto.

Ciclos de concertos “A Música da Energia”

A EDP promove ciclos de concertos gratuitos e abertos a toda a população com a Orquestra do Norte, nos municípios pertencentes às regiões das novas barragens. A história da Orquestra do Norte conta com a colaboração de nomes como Carreras, Domingo, Pavarotti, Cossoto e Penderecki. O maestro titular e director musical é, desde a sua fundação, José Ferreira Lobo.


Notícias relacionadas:

EDP promove ciclo de concertos com Orquestra do Norte
Lisboa, 19 de Outubro de 2010
Iniciativa cultural leva música clássica às regiões das novas barragens