Seis projetos entre os melhores do empreendedorismo jovem em Trás-os-Montes

Lisboa, 07 de maio de 2012

Última edição do programa Junior Achievement envolveu 90 alunos. Ao longo do ano lectivo, os jovens empreendedores criaram 15 mini-empresas, seis das quais premiadas.

São seis os projetos vencedores da 3º edição da Feira Ilimitada de Trás-os-Montes e Alto Douro. No total, esta iniciativa de estímulo ao desenvolvimento de espírito empresarial entre os mais jovens envolveu cerca de 90 alunos entre os 15 e os 21 anos provenientes de várias escolas dos concelhos de Amarante, Alijó, Celorico de Basto, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Ribeira de Pena e Vila Real, região abrangida pelos novos investimentos hidroeléctricos da EDP.

A Junior Achievement Portugal, com o apoio da EDP, trabalha em parceria com professores e voluntários com experiência empresarial para orientar os alunos ao longo do ano lectivo na elaboração do projeto empresarial. O resultado da edição deste ano foram 15 mini-empresas apresentadas publicamente a 24 de Abril, no Dolce Vita Douro, em Vila Real. Um júri com representantes de várias entidades da região e da Fundação EDP selecionou os melhore projetos do conjunto:

- Electric Flash

- Amêndoa Douro

- The Soap Company/Oldcare

- Life Ilumination/Helpeolpe (Menção Honrosa)

O programa:

Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do programa nacional A Empresa da Junior Achievement, em que com o apoio de voluntários e dos professores, os alunos reúnem capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou um serviço, colocam-no no mercado e por último liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares.

Este projeto é desenvolvido com objectivo de estimular as competências dos alunos, pelo que os mesmos devem seguir todos os aspectos relacionados com uma empresa real, tal como contabilidade, reuniões de gestão, vendas, etc.

O programa A Empresa decorre durante cerca de um ano lectivo, incluindo várias atividades, para além da Feira Ilimitada, uma exposição de âmbito nacional, onde as Mini-Empresas são apresentadas ao grande público e avaliadas pelo Júri. No final, o melhor projeto nacional terá a oportunidade de participar na avaliação internacional dos melhores projetos.

A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação da próxima geração.

Os projetos:

5 for 1 Reason.ae - Escola Profissional da Nervir. Dedica-se à produção de uma seringa não reutilizável, de forma a que após a sua primeira utilização não seja possível voltar a ser usada. A mesma estará munida de um sistema de autodestruição para que seja possível diminuir a taxa de propagação de doenças contagiosas entre grupos de risco.

 

Amêndoa D'ouro.ae - Escola Básica 2,3/S D.Sancho II. Empenhada em produzir e comercializar licor de amêndoa, licor de mel e amêndoas cobertas, esta mini-empresa pretende reavivar o comércio antigo existente na região demarcada pelo Douro, qua ao longo dos tempos foi perdendo o interesse e o valor. A sua missão passa por abrir novos horizontes para o comércio do seu produto.

 

Chokomate.ae - Escola Básica 2,3/S Carrazeda de Ansiães. Dedicados a fabrico de bombons com diversos recheios (doces e frutos da região; amendoins; cereais; morangos), esta mini-empresa tenciona comercializar os seus produtos na vila e arredores.

 

ElectricFlash.ae - Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena. O produto, um candeeiro solar foi criado com o intuito de aproveitar a energia solar, através de painéis solares, para carregar uma bateria (por exemplo de um telemóvel) e iluminar uma divisão sempre que for necessário.

 

HelPeople.ae - Externato de Vila Meã. Preocupada com a população invisual, esta mini-empresa está a desenvolver uma bengala com sensores. Assim, através da aplicação de um sensor de movimento será possível detetar obstáculos à distância e emitir um sinal vibratório que indique ao utilizador a existência de dificuldades no seu percurso.

 

Life Ilumination.ae - Escola Profissional Fermil. A missão desta mini-empresa passa por unir e sensibilizar a população na luta por um futuro mais verde e para a racionalização dos recursos. Para tal estão a ser produzidos candeeiros reutilizando materiais como: rolhas; garrafas; plástico, tecidos, etc.

 

Magic Paper.ae - Escola Profissional da Nervir. Com o intuito de desenvolver um produto inovador na área do papel, esta mini-empresa dedica-se ao fabrico de resmas de papel com plástico biodegradável incorporado na margem esquerda. Desta forma, será possível acabar com a fragilidade das folhas.

 

OldCare.ae - Escola Profissional da Nervir. Esta mini-empresa existe para servir quem já serviu! Através de serviços como: hora do conto; ida às compras/ farmácia; práticas de hidroginástica ou cuidados de estética, esta equipa pretende tornar-se numa instituição de excelência na prestação de serviços à comunidade sénior.

 

Paletes e Paletes.ae - Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena. Como futuros empreendedores, este grupo de jovens tem como objetivo proteger o planeta e o meio ambiente. Através da reutilização de paletes, esta mini empresa está a produzir móveis de decoração para interior e exterior à medida do consumidor.

 

Papelaria Pastinha.ae - Externato de Vila Meã. Com o intuito de facilitar o dia-a-dia da comunidade escolar à qual pertence, esta mini-empresa criou uma papelaria dentro da escola que dispõe de economato a um preço muito acessível.

 

Petit Gâteau.ae - Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena. Esta mini-empresa foi criada com o intuito de mostrar ao consumidor a possibilidade de adquirir bolos tradicionais em formato miniatura, como por exemplo: bolo- rei; tortas; pudim; pão-de-ló entre outros.

 

Rajeca.ae - Escola Básica 2,3/S Carrazeda de Ansiães. O seu produto, inovador, útil e prático, permite barrar manteiga de uma forma fácil e sem recorrer à tradicional faca. O seu sistema de funcionamento é idêntico ao roll on e promete ser a solução perfeita para todo o tipo de utilizador.

 

The Soap Company.ae - Escola Básica 2,3/S Carrazeda de Ansiães. Foi criada com o intuito de potencializar a região de Trás-os-Montes, através do fabrico de sabonete, sabão e velas feito a partir de óleos usados e outras matérias-primas da região como: mel; amêndoa e laranja.

 

TerEnergy.ae - Escola Profissional Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela. O seu objetivo é realizar serviços de elevado valor e fornecer produtos de qualidade na área das energias renováveis, nomeadamente nas áreas: solar fotovoltaica; solar térmica; eólica e biomassa.

 

Terra Madre.ae - Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena. Distingue-se pela excelência, diversidade, subtileza, qualidade e inovação. A paixão pela arte de cozinhar e experimentar novos sabores, levou-os a confecionar bombons feitos de produtos biológicos como flores e especiarias.

Imagens