30 hortas sociais entregues a famílias em Mirandela

Lisboa, 19 de abril de 2012

Projeto apoiado pela EDP Solidária Barragens põe terrenos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela ao serviço da população.

A EPA - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela e a Câmara de Mirandela entregam hoje 30 talhões destinados a hortas sociais. Estes cerca de 4.000 m2 de terrenos agrícolas vão dar um contributo ao orçamento de 28 famílias da região, a maior parte das quais afectadas pelo desemprego.

O mérito social e o carácter inovador garantiram ao projeto o apoio da EDP Solidária Barragens 2011, um programa de promoção da melhoria da qualidade de vida e combate à exclusão social nas regiões abrangidas pelos novos investimentos hidroeléctricos da EDP.

Os lotes, devidamente infraestruturados, serão entregues às famílias que se candidataram. Os dois restantes serão explorados por uma instituição de solidariedade social e pelos alunos da Escola Profissional. Este último funcionará como um campo pedagógico para os estudantes, cuja presença nas hortas funcionará também como elemento de apoio técnico aos novos agricultores.

As hortas sociais, um fenómeno até agora predominantemente urbano, criam "um jardim botânico agrícola" a cerca de três quilómetros da cidade, nos terrenos da EPA dominados por forragens, vinho e olival.

Além do combate a carências sociais, a EPA garante ainda o duplo objectivo de "trazer gente à escola, promovendo em simultâneo o contacto dos jovens com outras gerações", explica Manuel Pereira, diretor da EPA.

Mais informação sobre a EPA em: www.epacarvalhais.com

Sobre o EDP Solidária Barragens:

Criado em 2009, o programa já investiu mais de 500 mil euros em projetos emblemáticos pelo seu carácter inovador, pela procura de sustentabilidade financeira e ainda pelo impacto social gerado.

O EDP Solidária Barragens faz parte de um conjunto de iniciativas lançadas pela EDP para promover o desenvolvi mento regional. Através de programas de empreendedorismo, inovação e inclusão social, educação e cultura procura-se atender às expectativas das populações locais e partilhar os benefícios gerados pelo reforço de produção hidroelétrica.

Mais informação sobre o programa EDP Solidária Barragens em:

www.barragens.edp.pt/arquivo_conteudos/

www.barragens.edp.pt/responsabilidade_social_ambiente/solidariedade.php

Imagens