Quatro projectos sociais em Trás-os-Montes vão receber o apoio da EDP

Lisboa, 25 de janeiro de 2010

A EDP vai apoiar quatro dos trinta projectos de solidariedade social apresentados a concurso no âmbito da 1ª edição do Programa EDP Solidária Barragens. Este programa destina-se a financiar instituições de solidariedade social da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, na zona de influência das barragens de Bemposta, Picote, Baixo Sabor e Foz Tua.

Os projectos vencedores, divulgados hoje, vão partilhar os 100 mil euros afectos a esta 1ª edição do Programa. A selecção foi feita tendo por base o contributo para a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas, e a integração de comunidades em risco de exclusão social.

O programa EDP Solidária Barragens faz parte do conjunto de acções de promoção de desenvolvimento local que o grupo levará a cabo em paralelo com o plano de investimentos hidroeléctricos. A EDP procura, desta forma, garantir que os benefícios trazidos ao país pelo maior aproveitamento dos seus recursos hídricos sejam também partilhados pelas populações que vivem junto às barragens.

Nesta edição, foram contempladas as áreas de influência dos reforços de potência e construção de novas barragens: concelhos de Alfandega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Mirandela, Murça, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

Na cerimónia de apresentação dos projectos vencedores, foi anunciada uma 2ª edição do Programa EDP Solidária Barragens, abrangendo já as regiões das futuras barragens Alvito e Fridão.

Os projectos foram seleccionados por um júri constituído essencialmente por representantes de instituições regionais.

Projecto 1
CERCIMAC - Cooperativa de Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados / Oficina de artes gráficas.
Projecto 2
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação do Alijó/ Smile – projecto de apoio a crianças e jovens
Projecto 3
Centro Social e Paroquial de Cerejais/ Mobilidade e Saúde – apoio a idosos
Projecto 4
Junta de Freguesia de Picote / Casa da Juventude – Projecto Voluntariado Colaboradores e Fornecedores da EDP.

Imagens