Orquestra Geração arranca em Murça com entrega de instrumentos às primeiras crianças

Lisboa, 28 de novembro de 2011

Conceito de integração social através da música abrange mais 29 crianças de Trás-os-Montes

São 29 os primeiros candidatos a músicos a integrar a nova Orquestra Geração de Murça. A cerimónia de entrega dos instrumentos, realizada na passada sexta-feira, marca o arranque deste projeto de integração social pela música em mais uma cidade de Trás-os-Montes.

Os jovens receberam 15 violinos, seis violas d'arco, seis violoncelos e dois contrabaixos. O projeto nasce em parceria com a Artemir/Esproarte - Escola Profissional de Arte de Mirandela e com o Agrupamento de Escolas de Murça.

Nascido na Venezuela, o conceito foi introduzido em Portugal através de Orquestras criadas na zona de Lisboa. Com a construção das novas barragens, a EDP decidiu promover a extensão do projeto às regiões abrangidas, no âmbito do conjunto de iniciativas de dinamização económica, social e cultural associado aos novos investimentos. Amarante e Mirandela têm já Orquestras em funcionamento.

A Orquestra Geração é um instrumento de inclusão social que promove e estimula o crescimento e integração responsável de crianças desfavorecidas através do ensino da música. Além do ensino musical, os alunos são incentivados a desenvolver valores como a disciplina, a pontualidade, a persistência e o trabalho em grupo.

Imagens