Jornadas municipais debatem oportunidades

Lisboa, 31 de outubro de 2011

Candidatos a empreendedores podem inscrever-se em ações de formação e consultoria no âmbito do Prémio EDP Empreendedor Sustentável

Sensibilizar para o empreendedorismo e dinamização da economia local assume-se como o propósito das Jornadas Municipais de empreendedorismo e dinamismo empresarial SABOR 2011 promovidas no âmbito do programa Prémio EDP Empreendedor Sustentável.

A decorrer durante o mês de Novembro em Alfandega da Fé, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo e Mogadouro, reúne entidades, projetos e iniciativas essenciais para a promoção e concretização de iniciativas empreendedoras locais bem como desenvolvimento das empresas existentes.

Na 1ª edição (2010) do Prémio EDP Empreendedor Sustentável, a agricultura e produção animal tal como a agro-indústria, lideraram as tendências de investimento. O turismo e restauração foram o 2º sector identificado como oportunidade de negócio sustentável. Assistiu-se a uma nova valorização da agricultura e produtos endógenos, seja pela via da transformação (fumeiro, amêndoa, etc.) seja pelo comércio em lojas típicas e em mercados mais alargados, seja ainda pela via do turismo.

As novas tendências do empreendedorismo nesta região transmontana dão o monte para a exploração de ideias e oportunidades de negócio em redor das fileiras estratégicas pólos de desenvolvimento para o território do SABOR: agricultura e desenvolvimento sustentável, criatividade e turismo, floresta e agro-alimentar, recursos naturais e sustentabilidade ambiental, agro-indústria e conhecimento.

Com um formato inovador, as Jornadas tratam cada uma das fileiras estratégicas no concelho mais enigmático nessa atividade económica. Em cada semana do mês, ocorre uma ação, normalmente à 5ª feira, das 14:00 às 20:00 horas. Ao painel "Ideias & oportunidades" segue-se o painel "Recursos & Meios" onde serão apresentados um conjunto de soluções, projetos, iniciativas e alternativas de financiamento extremamente úteis no apoio ao empreendedor na concretização e desenvolvimento das suas iniciativas empresariais. Haverá ainda um momento de "Business drink & Networking" e um "Mercado do empreendedor" a decorrer em simultâneo que inclui Balcão de informações e inscrições no Prémio EDP Empreendedor Sustentável, Balcão de informação de financiamento e incentivos e Quiosque documental e multimédia.

Esta iniciativa é promovida pela EDP em parceria com a EEIG GLOCAL e os Municípios de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo.