Prémio EDP Empreendedor Sustentável 2011. Candidate-se!

Lisboa, 12 de setembro de 2011

Abertas candidaturas para o Prémio EDP Empreendedor Sustentável 2011. Iniciativa, lançada em 2010, já alavancou mais de 20 novos projetos empresariais

A EDP vai lançar a 2ª edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável. A iniciativa vem reforçar os resultados alcançados em 2010. O ano de arranque deu origem a mais de 20 empreendedores e à criação de novos postos de trabalho, contribuindo para a dinamização económica dos territórios envolventes das barragens de Bemposta, Picote e Baixo Sabor.

As inscrições estarão abertas até 30 de Novembro junto dos parceiros da EDP neste projeto: Iniciativa GLOCAL www.iniciativaglocal.eu e Gabinetes de Apoio ao Empreendedor dos municípios de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Os empreendedores beneficiarão gratuitamente dos serviços de consultoria e formação para a maturação e desenvolvimento da sua ideia, elaboração do plano de negócios e apoio no processo de financiamento, competências empresariais e acompanhamento na fase de arranque e consolidação no mercado.

Estes serviços, tal como os prémios monetários a atribuir às iniciativas empresariais que se destaquem, são patrocinados pela EDP no âmbito do programa de medidas destinadas a atender às expectativas das populações das áreas abrangidas pelas novos investimentos hídricos.

Esta 2ª edição prevê ainda a realização de uma série de eventos municipais de sensibilização para o empreendedorismo e dinamização da economia local, globalmente designados por Movimento "Empreender por Trás-os-Montes e esse Douro acima".

Empreendedores sustentáveis 2010

Após 6 meses do término da primeira fase do Prémio EDP Empreendedor Sustentável SABOR 2010, foram muitas as empresas que abriram portas aos seus negócios. Desde restaurantes típicos à promoção turística na região do Nordeste, os empreendedores evidenciam-se pela inovação e diferenciação, potencializando recursos naturais e patrimoniais ao mesmo tempo que oferecem produtos e serviços ajustados às necessidades locais.

De todos as empresas criadas no âmbito deste programa, destacam-se (caixa abaixo) algumas que já se encontram em laboração e que têm provado que com o apoio certo é possível vencer o conformismo, as adversidades.

Reino Maravilhoso - Sociedade de Promoção Turística do Nordeste

Empresa: Reino Maravilhoso - Sociedade de Promoção Turística do Nordeste, Lda.

Empreendedores: António Afonso e Lídia Afonso

Localização: Macedo de Cavaleiros

Actividade: Operador Turístico

Com o objectivo de agregar num único espaço toda a oferta do sector turístico, na área de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Afonso, sócio-gerente da empresa, conta já com mais de 100 parceiros (alojamento, restauração e animação), distribuídos pelos 38 concelhos que integram a região. O portal Reino Maravilhoso apresentado ao público em meados de Agosto, em Macedo de Cavaleiros, onde está sedeada a empresa, é a principal ferramenta do operador caracterizado pela versatilidade e heterogeneidade da oferta. Este portal permite que os visitantes acedam a toda a informação relativa aos prestadores de serviços associados ao projeto, a possibilidade de consultas e reservas imediatas, bem como organização e venda de pacotes turísticos devidamente desenhados, que incluem dormidas, alimentação, animação, passeios, etc. É possível adquirir pacotes pré-definidos ou ajustá-los à sua medida.

ExpressãoArte

Empresa: ExpressãoArte

Empreendedora: Margarida Rodrigues

Localização: Alfândega da Fé

Actividade: Atelier de Pintura e Expressão Artística

Virando-nos para as actividades de artes plásticas, Margarida Rodrigues tem-se dedicado à pintura em tela, estando até ao final do mês de Agosto com uma exposição de pintura a óleo na Galeria Manuel Cunhas - Casa da Cultura Mestre José Rodrigues (Alfandega da Fé) intitulada "Emoções tingidas de cor ou cores tingidas de emoções". Esta obra espelha um universo de inquietude onde as emoções se revelam a cada traço. A própria pintora afirma que "a emoção é a verdadeira arquitecta do meu trabalho, já que de uma forma ou de outra conta um pedaço de uma história, um pedaço de sentimento. (...) Procuro transmitir o que me vai na mente, as minhas preocupações, sensações sem dar grandes respostas já que cada um lhe pode dar a sua."

Temperos D`Ouro

Temperos D`Ouro

Empreendedoras: Bruna Silveira e Maria de Fátima Silveira

Localização: Torre de Moncorvo

Actividade: Restaurante tradicional

Ligado à restauração, Bruna e Maria de Fátima Silveira, inauguraram no início do mês de Julho o restaurante Temperos D`Ouro, em Torre de Moncorvo, um espaço agradável, diferenciado pela oferta gastronómica típica da região. Temperos D`Ouro é um espaço onde os visitantes podem degustar petiscos e pratos tradicionais diferentes, num espaço acolhedor com alguma privacidade. Durante o Inverno, para cativar os clientes, pretendem organizar refeições temáticas em função da época e descontos promocionais a fim de colmatar a época baixa que se faz sentir em Torre de Moncorvo durante esta estação. Este é um caso de empreendedorismo em que é possível arriscar e vencer uma vez que as empreendedoras estavam desempregadas há mais que um ano.

Ponto Clínico - Serviços de Saúde

Empresa: Ponto Clínico - Serviços de Saúde

Promotores: Paulo Videira e Milton Morais

Localização: Alfândega da Fé

Actividade: Clínica Médica Dentária e de Enfermagem e Serviço de Apoio Domiciliário

Um dos grandes premiados do programa foi a empresa Ponto Clínico - Serviços de Saúde, Lda que irá abrir portas, no mês de Setembro, às clínicas em Vila Flor, Alfândega da Fé e Mirandela. Esta empresa, que associa diretamente os serviços clínicos de saúde a um serviço de apoio ao domicílio para idosos de 3ª geração (inclui cuidados de conforto e qualidade de vida), irá prestar todos estes serviços nos concelhos limítrofes. Pretendem fazer a diferença numa região manifestamente carente na área de cuidados de saúde personalizados, criando uma empresa diferente, inovadora e com uma grande abrangência de serviços. Apesar de estar previsto somente os investimentos em Alfandega da Fé e Vila Flor, surgiu a oportunidade de expandir para Mirandela o que irá acontecer ainda este ano. Os empreendedores pretendem ainda investir em Carrazeda de Ansiães.

APIDOLCE

Empresa: APIDOLCE

Empreendedor: André Vaz

Localização: Macedo de Cavaleiros

Actividade: Apicultura em modo de produção biológica e com denominação de origem protegida

André Vaz, promotor da empresa APIDOLCE, desde Abril que aumentou a sua exploração apícola e já se encontra a operar nos regimes de qualidade - Modo de Produção Biológico e Denominação de Origem Protegida como factor de diferenciação e mais-valia para a empresa e seus produtos. Produz mel mono floral característico da região (rosmaninho e castanheiro). Está em fase de preparação para introduzir no mercado novos méis (oliveira, carvalho e urze). Para além da atividade que exerce em nome individual, organiza, em parceria com apicultores da região, atividades nacionais e internacionais sobre o mel e abelhas.

Sabores da Muralha

Empresa: Sabores da Muralha

Promotor: Inês Gonçalo

Localização: Miranda do Douro

Actividade: Loja típica de produtos regionais

Início de Atividade: 01/2011; Início de Laboração: 06/2011

Postos de Trabalho: 1 posto de trabalho

Volume de Negócios: 100.000 euros

Inês Gonçalo, apesar de ainda não ter aberto as portas à sua loja de produtos regionais por motivos burocráticos, tem participado em inúmeras feiras regionais com a venda dos seus produtos. Participou, no mês de Agosto, na Feira de Produtos regionais de Miranda do Douro onde já comercializou grande parte dos seus produtos que tiveram uma forte adesão do público, aproveitando a sua presença para publicitar a loja através da distribuição de cartões-de-visita e flyers. Prevê a abertura da loja em Setembro.

Fumeiro do Picote

Empresa: Fumeiro do Picote

Promotores: Bernardete Galego e Anabela Galego

Localização: Miranda do Douro

Actividade: Fabricação de produtos à base de carne e comercialização de produtos regionais

Maria Bernardete e Anabela Galego já estão a produzir compotas, no entanto, aguardam pela chegada da época do fumeiro para iniciar a laboração de produtos à base de carne. Têm participado em feiras de produtos regionais não só para venderem as compotas como também com o objectivo de promover a empresa. Em Outubro iniciarão o fabrico do fumeiro.

V&P Eventos - Consultoria em comunicação e organização de eventos

Empresa: V&P Eventos - Consultoria em comunicação e organização de eventos

Promotor: Virgínia Camelo

Localização: Macedo de Cavaleiros

Actividade: Organização de eventos e comunicação

V&P Eventos - Consultoria em comunicação e organização de eventos de Virgínia do Carmo, após iniciar atividade, tem vindo a destacar-se na organização de workshops de cozinha, oficinas de escrita em parceria com escolas do distrito de Bragança e, atualmente, está a encabeçar uma venda de garagem, na Cozifácil, em Macedo de Cavaleiros, até ao fim do mês. Apesar de um inicio difícil em especial na conjuntura atual do país, está a ser muito bem recebida junto da comunidade, que começa a abrir-se a este conceito e a surpreender-se com o seu potencial. Uma oportunidade imperdível para quem vende e para quem comprar.

A Taberna do Nascimento é agora Cucos Bar

Empresa: A Taberna do Nascimento é agora Cucos Bar

Promotor: Nascimento Delgado

Localização: Peredo da Bemposta - Mogadouro

Actividade: Café Sncak-Bar com confecção de petiscos

Nascimento Delgado, proprietário do restaurante típico A Taberna do Nascimento, em Peredo da Bemposta - Mogadouro que, por opção própria alterou o nome para Cucos Bar, fez a inauguração do espaço no início do mês de Agosto. O restaurante apresenta uma decoração alusiva às tascas tradicionais onde é possível saborear tapas e petiscos confeccionados com os produtos regionais e degustar vinhos de qualidade da região. Para além do espaço para refeições, o restaurante é dotado de uma adega subterrânea contígua onde os clientes poderão fazer várias provas de vinhos da região. Este restaurante tradicional diferencia-se pela decoração tradicional e, principalmente, pela confecção tradicional e regional das tapas e petiscos.

A_Limpar

Empresa: A_Limpar

Promotor: António Dias

Localização: Alfândega da Fé

Actividade: Limpeza de espaços públicos e serviço de coveiro

António Dias tem vindo desde Abril a fazer limpezas de espaços públicos com maior ênfase no concelho de Alfândega da Fé. Para além desta atividade faz a manutenção dos cemitérios do concelho e presta adicionalmente o serviço de coveiro. Tal como António Dias referiu: "É um serviço exclusivo no concelho daí que o trabalho não tem faltado". Como referido inicialmente, a diferenciação é um factor importante para a criação de uma empresa, daí que António Dias optou por criar um serviço em que tem experiência e que estava em falta na sua área de residência.