Deputados e autarcas visitam obras de Ribeiradio-Ermida

Lisboa , 07 de setembro de 2011

Deputados e autarcas visitaram as obras do futuro Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida, situado nos concelhos de Oliveira de Frades e Sever do Vouga. O projeto, iniciado em 2009, emprega já mais de 400 trabalhadores.

"Vê-se que é uma aposta tecnológica e um trabalho detalhado em todos os aspetos de proteção ambiental. É um regozijo ver o avanço deste plano hidroelétrico, fundamental para Portugal", afirmou Vital Moreira, eurodeputado do PS, em declarações à imprensa, no decurso da visita realizada a 2 de Setembro último. Outro dos participantes, o também eurodeputado do PS Correia de Campos, ressalvou "a quantidade de trabalho e o investimento realizado pela EDP para produzir energia elétrica sem emissão de CO2".

Esta visita que se inseriu na estratégia da companhia de manter informados todos os quadrantes da sociedade relativamente aos fundamentos e evolução dos projetos hídricos contou também com a presença dos deputados do PSD e do PS à Assembleia da República, Maria Ester Vargas e Acácio Pinto, respetivamente, e ainda de diversos autarcas da região - presidentes de Câmara de Sever do Vouga, Manuel Soares, de Vale de Cambra, José bastos, de Estarreja, José Eduardo Matos, e de Tabuaço, João Ribeiro. Também se fizeram representar as autarquias de Aveiro e Santa Maria da Feira através de dois vereadores, Pedro Ferreira e Celestino Portela, respetivamente.

Refira-se que os trabalhos de construção da barragem de Ribeiradio-Ermida, no rio Vouga, iniciaram-se em 2009 e deverão estar concluídos no primeiro trimestre de 2014, num investimento de 174 milhões de euros. A produção anual estimada de eletricidade será suficiente para abastecer cerca de 45 mil pessoas.

Até ao momento estão envolvidos nas obras deste empreendimento 441 trabalhadores, sendo que 75 são locais. Por outro lado, são já 70 as empresas contratadas, 10 das quais são da região.

Saiba mais sobre o Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida

Imagens