EDP contrata localmente para Posto Médico da obra de Foz Tua

Lisboa, 11 de julho de 2011

Tendo em vista uma das maiores preocupações da população abrangida pelos novos investimentos hídricos - a criação de emprego - a EDP contratou oito enfermeiros da região de Trás-os-Montes para o Posto Médico da obra da barragem de Foz Tua.

O Posto Médico da obra do futuro Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, em Trás-os-Montes, cuja obra se reparte pelos distritos de Vila Real e Bragança, entrou em serviço no dia 4 de julho. Os profissionais de enfermagem, sete enfermeiras e um enfermeiro, que ali desempenharão funções foram contratados localmente, mais precisamente nas localidades de Alijó, Peso da Régua e Vila Real.

Os enfermeiros que a partir de agora irão estar presentes no Posto Médico da obra de Foz Tua, durante os cinco anos de construção da barragem, são todos eles técnicos com experiência comprovada no atendimento às urgências, mais concretamente no atendimento a acidentados.

Esta decisão de recorrer à contratação local de profissionais de enfermagem visa acolher uma das principais expectativas e aspirações encontradas pela companhia nos inquéritos de opinião realizados à população das regiões abrangidas pelos novos investimentos hídricos que colocam o desemprego no topo da lista das suas preocupações.

Situada na foz do rio Tua, esta nova barragem integra o plano de investimento hídrico da EDP destinado a reforçar a capacidade de produção de energia renovável, endógena e limpa. Este aproveitamento hidroelétrico, que se encontra em fase inicial de construção, estará concluído até ao final de 2015 e vai permitir a criação de 4 000 empregos, 1 000 dos quais diretos, envolvendo um investimento superior a 300 milhões de euros.

Recorde-se que a barragem de Foz Tua, previsto para o troço inferior do rio Tua, perto da confluência com o rio Douro, dará origem a uma albufeira que se estenderá pelos concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Vila Flor e Mirandela. A central, que será subterrânea, implantar-se-á na margem direita, sendo equipada com grupos reversíveis.

Imagens