Crianças ajudam a preservar biodiversidade de Trás-os-Montes

Lisboa, 16 de novembro de 2010

Mais de 100 crianças dos concelhos abrangidos pelas barragens do Baixo Sabor, Picote e Bemposta vão recolher as sementes a utilizar na futura reflorestação das zonas envolventes dos novos projectos hidroeléctricos.

Orientados por biólogos, os alunos vão aprender a distinguir as plantas nativas da região, recolher as respectivas sementes e enviá-las para as estufas da EDP em Setúbal. Na primavera de 2011, as mesmas crianças vão ás estufas ver a germinação.

Em 2012 chega a altura da plantação. Os alunos devolvem as plantas ao seu habitat natural, apadrinhando os rebentos semi-plantados.

Os jovens constituem-se assim como pequenos guardiões da natureza, de um património que passam a conhecer melhor e por isso também a valorizar.

Esta iniciativa faz parte do plano de mitigação e compensação ambiental associada à construção e reforço de barragens da EDP.

Ao envolver as comunidades locais - para já alunos do 2º ciclo e no futuro alunos do secundário - a EDP visa:

  • Aproximar os jovens do conhecimento e técnicas ciêntificas ligadas ao ambiente, à produção de energia e ao desenvolvimento sustentável.
  • Contribuir para fomentar uma maior consciência cívica, de conhecimento e valorização do património natural e de um território cada vez mais esquecido.
  • Garantir a transparência de todo o processo, desde a obra até à recuperação ambiental, dando aos habitantes da região acesso ao que está a ser feito e porquê.