Prémio EDP Empreendedor Sustentável distingue oito projectos

Lisboa, 17 de fevereiro de 2011

Novos empreendedores redescobrem agricultura e exploram potencial turístico de Trás-os-Montes

A EDP apresenta hoje os vencedores do Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010. Os oito distinguidos com um prémio monetário fazem parte dos 21 projectos que chegaram à fase final desta iniciativa, destinada a apoiar a criação de emprego e a reforçar a dinâmica empresarial na região das barragens do Baixo Sabor, Bemposta e Picote.

Lançado em Junho de 2010, o programa atraiu mais de 100 candidatos a empresários, envolvendo-os em acções de discussão de ideias, formação e orientação na maturação dos respectivos projectos. Para concretizar esta operação, a EDP criou uma parceria com a EEIG GLOCAL-SPA Consultoria e com as Câmaras Municipais ou e com os Municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo, os concelhos abrangidos pelas três barragens, contando ainda com o envolvimento de 19 entidades locais.

Para a EDP, este é mais um marco no seu compromisso com desenvolvimento local sustentável. Antes de iniciar os investimentos no reforço e construção das novas barragens, o Grupo quis conhecer as expectativas das comunidades abrangidas, tendo concluído que a melhoria das condições de vida e, em particular, o emprego dominam as preocupações. O Prémio EDP Empreendedor Sustentável é uma das várias acções de empreendedorismo já lançadas pela EDP para responder a esta necessidade.

Ao incentivar o espírito empresarial, criam-se condições para fixação populacional; potenciam-se recursos naturais, patrimoniais, agrícolas; cria-se uma oferta de produtos e serviços ajustados às necessidades locais; e, capacitam-se pessoas e instituições para que possam aproveitar as oportunidades geradas pelas barragens.

Tendências do empreendedorismo no Nordeste Transmontano
A agricultura e produção animal tal como a agro-indústria, lideraram as tendências de investimento. O turismo e restauração foram o 2º sector identificado como oportunidade de negócio sustentável. Assiste-se a uma nova valorização da agricultura e produtos endógenos, seja pela via da transformação (fumeiro, amêndoa, etc.) seja pelo comércio em lojas típicas e em mercados extra-locais, seja ainda pela via do turismo.

Em termos do perfil do empreendedor, são sobretudo empreendedoras (mais de 55%) com escolaridade elevada e em idade activa (25 aos 45 anos). Cerca 40% dos beneficiários estavam desempregados a usufruir de prestações sociais. De notar o surgimento de uma nova tipologia de empreendedores não habituais constituída por pessoas reformadas com escolaridade elevada e que finalmente encontram no empreendedorismo a solução para a realização de um sonho, envelhecer activamente e ao mesmo tempo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade / região.

Os projectos correspondem a microempresas, responsáveis pela criação de 54 novos postos de trabalho (média de 2,5 postos de trabalho por empresa) e quase 2 milhões de euros de investimento inicial (média de 95.000 euros de investimento por empresa). O Programa Prémio EDP Empreendedor Sustentável SABOR 2010 é direccionado ao empreendedorismo local e inclusivo pelo que só são elegíveis para apoio projectos até 300.000 euros de investimento.

Vencedores

Ponto Clínico - Serviços de Saúde

Ponto Clínico - Serviços de Saúde

Empreendedor Bruno Jorge Ceriz Carvalho

Localização Alfândega da Fé(sede)

Actividade Clínica Médica Dentária e de Enfermagem e Serviço de Apoio Domiciliário

SoutosGest

SoutosGest

Empreendedor Paulo Alexandre Rocha Silva(Cooperativa Soutos os Cavaleiros, Crl)

Localização Macedo de Cavaleiros

Actividade Prestação de serviços Agro-florestais focalizados na gestão de soutos

Reino Maravilhoso - Soc. Turística do Nordeste

Reino Maravilhoso - Soc. Turística do Nordeste, Lda

Empreendedores António dos Santos Pires Afonso, Lídia Afonso

Localização Macedo de Cavaleiros

Actividade Operador turístico

Doce & Crocante - Frutos Secos de Trás-os-Montes

Doce & Crocante - Frutos Secos de Trás-os-Montes

Empreendedora Eduarda Amélia Falcão Conde

Localização Mogadouro

Actividade Transformação de Amêndoa

Fumeiro do Picote

Fumeiro do Picote

Empreendedoras Maria Bernardete Garcia Galego, Anabela Maria Garcia Galego

Localização Miranda do Douro

Actividade Fabricação de produtos à base de carne e comercialização de produtos regionais

Apidolce

Apidolce

Empreendedor André Gonçalo Veiga Vaz

Localização Macedo de Cavaleiros

Actividade Apicultura em modo de produção biológica
e com denominação de origem protegida (DOP)

Sabores da Muralha

Sabores da Muralha

Empreendedora Inês Aurora Gomes Gonçalo

Localização Miranda do Douro

Actividade Loja típica de produtos regionais

Carnes Tavares

Carnes Tavares

Empreendedora Susana Isabel Ferreira Tavares

Localização Alfândega da Fé

Actividade Comércio de venda e distribuição de carnes

Vídeos

Imagens