Representante da Comissão Europeia impressionado com investimentos da EDP

Lisboa, 20 de janeiro de 2011

Ambiente e emprego destacados por conselheiro da CE em visita ao Sabor

O conselheiro da Direcção-Geral de Energia da Comissão Europeia, Samuel Furfari, revelou estar impressionado com o trabalho e os investimentos desenvolvidos pela EDP nas áreas da produção, gestão e eficiência energética. Furfari, que visitou Portugal a convite da companhia durante os dias 10, 11 e 12 de Janeiro, deslocou-se às obras da barragem do Baixo Sabor e teve ainda a oportunidade de conhecer de perto o projecto InovGrid, em Évora.

Em declarações à imprensa, Samuel Furfari referiu que esta visita proporcionou-lhe uma visão completa daquilo que a EDP está a fazer na área da produção energética, sobretudo ao nível da vertente hidroeléctrica. "Vê-se que é uma aposta tecnológica e um trabalho detalhado em todos os aspectos de protecção ambiental. Particularmente, despertaram-me interesse os aspectos sociais, a criação de postos de trabalho".

No final da visita efectuada às obras do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, o representante da Comissão Europeia manifestou que "é impressionante a quantidade de trabalho e o investimento realizado por esta empresa para produzir energia eléctrica sem emissão de CO2".

Nesta deslocação para avaliar a evolução das obras em curso, Furfari foi acompanhado pelo administrador da EDP Produção, António Ferreira da Costa, o qual realçou que "esta visita segue-se a uma reunião que tivemos com o representante da Comissão Europeia, na qual apresentámos fundamentalmente a estratégia do Grupo EDP no domínio do plano de investimento na hídrica e o projecto do Baixo Sabor, em particular".

Localizada numa zona ambientalmente sensível, a barragem do Baixo Sabor implica um vasto conjunto de medidas de compensação e mitigação. O plano - para desenvolver durante os 75 anos de vida útil do empreendimento - consiste num dos maiores programas integrados de protecção ambiental a decorrer na Europa.

Imagens