Representante da Comissão Europeia visita Baixo Sabor

Lisboa, 07 de janeiro de 2011

Samuele Furfari, conselheiro da Direcção Geral de Energia, da Comissão Europeia, desloca-se ao Baixo Sabor para acompanhar a evolução do projecto.

A visita, agendada para 10 e 11 de Janeiro, surge no seguimento de um convite feito pela EDP. O Grupo tem vindo a promover este tipo de acompanhamento por parte dos representantes das instâncias comunitárias de modo a divulgar o máximo de informação sobre a construção da barragem e respectivos impactos.

A barragem, localizada numa zona ambientalmente sensível, implica um vasto conjunto de medidas de mitigação e compensação. O plano, a desenvolver ao longo dos 75 anos de vida útil da barragem, é um dos maiores projectos integrados de protecção ambiental em curso na Europa. As instâncias comunitárias estão por isso particularmente atentas ao desenrolar do projecto. Além da visita de eurodeputados e representantes da Comissão, a acção da EDP é supervisionada por uma Comissão de Acompanhamento Ambiental, que reporta a várias entidades, entre elas a Direcção Geral de Ambiente da Comissão Europeia.

Por iniciativa própria, o plano de mitigação da EDP é também assessorado por uma entidade externa, independente e de referência no universo científico e académico, o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Os vários níveis de auditoria e validação previstos garantem que as acções e resultados conseguidos no Sabor possam vir a ser usados como laboratório de teste e difusão de boas práticas de preservação ambiental.

No âmbito da sua deslocação a Portugal, Samuele Furfari visitará também Évora, onde lhe será apresentado o projecto da INOVGRID. Regressará a Bruxelas por Lisboa no dia 12, tendo ainda oportunidade em Lisboa de se inteirar do desenvolvimento do projecto da EDP em Wind OffShore.