Trabalhos de construção do Sabor concluem desvio de rio

Lisboa, 06 de agosto de 2010

Etapa fundamental do projecto permite avançar com as fundações da barragem

As obras da barragem do Sabor passaram mais uma etapa marcante do projecto, com o desvio provisório do rio. A operação, inserida na construção do escalão de montante, implicou a construção de uma galeria com um comprimento de 375 m e diâmetro de 7 m, que contorna a zona dos trabalhos localizados no leito do rio.

A obra, em curso desde 2008, evolui assim para uma nova fase, permitindo concluir a escavação da fundação da barragem.

A construção desta barragem envolve também um extenso programa de monitorização ambiental, bem como a implementação de um vasto conjunto de medidas de minimização e de compensação nas áreas do património e da biodiversidade, entre outras.

A barragem do Baixo Sabor, situado no troço inferior do rio Sabor, afluente da margem direita do rio Douro, é um projecto fundamental para o controlo da bacia nacional do rio Douro, com particular importância estratégica no armazenamento de água e na gestão da cascata hidroeléctrica situada a jusante.

A potência instalada é de 171 MW, com uma produção média anual de 444 GWh, envolvendo um investimento global da ordem dos 500 milhões de euros, estando previsto o início da produção de energia no final de 2013.

Saiba mais aqui sobre o Baixo Sabor

Imagens