Lisboa, 25 de junho de 2010
Prémio EDP Empreendedor Sustentantável Sabor 2010 garante acompanhamento de empreendedores interessados em lançar negócios
A EDP vai incentivar a criação de emprego e de novas empresas nos concelhos das barragens do Sabor, Picote e Bemposta. A Iniciativa Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010, apresentada hoje, integra um conjunto de serviços de formação e orientação, bem como um prémio monetário para os melhores projectos.
A execução do programa está a cargo da EEIG Glocal Agrupamento Europeu de Interesse Económico com reconhecida experiência na promoção do empreendedorismo na região transmontana. As câmaras de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo são também parceiros deste projecto, disponibilizando Gabinetes de Apoio ao Empreendedor.
O programa está aberto a todos os interessados, tendo como única condição que o negócio criado tenha sede num dos cinco concelhos referidos. Esta é mais uma forma de ajudar a cumprir o objectivo da EDP de fazer com que os investimentos hídricos tenham impactos positivos na economia local e na qualidade de vida das populações.
Nas próximas semanas serão organizados os primeiros Ateliers de Ideias, com os primeiros candidatos interessados em criar o seu próprio negócio. Seguir-se-á um trabalho de acompanhamento, com formação, apoio à elaboração de planos de negócio, montagem de financiamento e resolução dos trâmites legais.
Nas obras em curso nas barragens de Picote, Bemposta e Baixo Sabor trabalham actualmente mais de mil trabalhadores directos e muitas empresas. São potenciais clientes de produtos e serviços locais, tal como serão futuros visitantes que a albufeira atrairá depois de concluída a construção. Estes são exemplos de oportunidades que podem ser aproveitados por empreendedores, não sendo no entanto necessário que as ideias e propostas apoiadas por este programa tenham uma relação directa com as barragens.
Imagens