EDP apoia criação de emprego em Trás-os-Montes

Lisboa, 25 de junho de 2010

Prémio EDP Empreendedor Sustentantável Sabor 2010 garante acompanhamento de empreendedores interessados em lançar negócios

A EDP vai incentivar a criação de emprego e de novas empresas nos concelhos das barragens do Sabor, Picote e Bemposta. A Iniciativa Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010, apresentada hoje, integra um conjunto de serviços de formação e orientação, bem como um prémio monetário para os melhores projectos.

A execução do programa está a cargo da EEIG Glocal – Agrupamento Europeu de Interesse Económico com reconhecida experiência na promoção do empreendedorismo na região transmontana. As câmaras de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo são também parceiros deste projecto, disponibilizando Gabinetes de Apoio ao Empreendedor.

O programa está aberto a todos os interessados, tendo como única condição que o negócio criado tenha sede num dos cinco concelhos referidos. Esta é mais uma forma de ajudar a cumprir o objectivo da EDP de fazer com que os investimentos hídricos tenham impactos positivos na economia local e na qualidade de vida das populações.

Nas próximas semanas serão organizados os primeiros Ateliers de Ideias, com os primeiros candidatos interessados em criar o seu próprio negócio. Seguir-se-á um trabalho de acompanhamento, com formação, apoio à elaboração de planos de negócio, montagem de financiamento e resolução dos trâmites legais.

Nas obras em curso nas barragens de Picote, Bemposta e Baixo Sabor trabalham actualmente mais de mil trabalhadores directos e muitas empresas. São potenciais clientes de produtos e serviços locais, tal como serão futuros visitantes que a albufeira atrairá depois de concluída a construção. Estes são exemplos de oportunidades que podem ser aproveitados por empreendedores, não sendo no entanto necessário que as ideias e propostas apoiadas por este programa tenham uma relação directa com as barragens.

Imagens