EDP premeia jovens empreendedores

Lisboa, 20 de maio de 2010

Uma bolsa para guardar pens, maçã lavada, laminada e embalada, prestação de serviços de proximidade. Foram estes os projectos premiados pela EDP no âmbito da primeira abordagem da Júnior Achievement Portugal (JAP) às escolas de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta entidade promove a capacidade empresarial dos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Uma causa apoiada pela EDP, em particular na região das novas barragens, onde o Grupo procura fomentar o desenvolvimento local através de um conjunto de iniciativas.

Nesta primeira edição em terras transmontanas participaram 160 alunos do 11º e 12º dos concelhos de Amarante, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Carrazeda de Ansiães e Macedo de Cavaleiros.

Do programa "A Empresa" desenvolvido ao longo do ano lectivo, sob orientação da JAP com apoio de seis empresários voluntários, resultaram 18 projectos, apresentados ao público a 13 de Maio, na Feira Ilimitada, nas instalações do NERVIR – Núcleo Empresarial de Vila Real.

Os projectos foram avaliados por um júri constituído por representantes da CCDR-N/EMD - Arqt Filinto Girão, da DREducação Norte - Profª Cristina Soutinho, pelo anfitrião do Evento Presidente do NERVIR Dr Manuel Coutinho, e pela Fundação EDP na qualidade de sponsor-promotor da introdução deste programa nos agrupamentos escolares das regiões barragens.

Premiados

1º Tecnobag
Criada por cinco alunos da Escola Secundária de Amarante, a empresa propõe-se produzir uma bolsa para guardar duas pens aproveitando restos de tecidos ou peles. A ideia para o Jbag ganhou 3.000 euros.
2º CRZ – innovation
Criada por jovens da Escola EB2,3/S de Carrazeda de Ansiães, a empresa quer vender maçã em máquinas de venda automática. O objectivo é acrescentar valor a um recurso da região, lavando as maças, laminando e distribuindo por várias empresas da região ou áreas de serviço. Recebeu 2.400 euros.
3º Juve Mais activa
Criada por cinco alunas da Escola EB2,3/S de Mondim de Basto, esta é uma empresa de serviços como baby-sitting, acompanhamento de idosos, serviços de limpeza. Recebeu um prémio de 1.800 euros.

Menções Honrosas

PC-Fix da EBS Ribeira de Pena
100% Azibo
Turismo e lazer na albufeira do Azibo da EBS de Macedo de Cavaleiros
PóPedra
Blocos para construção da Escola Profissional Lago Cerqueira de Amarante.

Imagens