5ª edição do Programa de empreendedorismo do Sabor

Lisboa, 11 de setembro de 2017

A EDP, em parceria com os municípios de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo promoveu a 5ª edição do Programa Empreendedor Sustentável Sabor.

Este programa, que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de novas empresas na região abrangida pela barragem do Baixo Sabor, no total das suas edições, capacitou mais de 200 empreendedores, gerou mais de 60 empresas e criou mais de 90 postos de trabalho e mais de 3,5 milhões de euros de investimento realizado pelos empreendedores. Dando prioridade ao aproveitamento dos recursos da região, naturais e patrimoniais, esta iniciativa, tem fundamentalmente, vindo a reforçar competências dos promotores e dos agentes locais de promoção do empreendedorismo.

Esta 5ª Edição, operacionalizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), contou com a participação dos gabinetes de empreendedorismo dos municípios e com Associação de Municípios do Baixo Sabor. A cooperação institucional visa consolidar uma rede de proximidade capacitada para alavancar dinâmicas de desenvolvimento local, ajudando os empreendedores a superar os obstáculos inerentes ao arranque de um novo projeto.

O programa é composto por uma série de ações de formação nas áreas fundamentais à sustentabilidade do negócio. Com uma carga horária de 56 horas, a formação contempla temas ligados às questões estratégicas do Baixo Sabor e do seu potencial de negócio, as novas tecnologias no apoio ao micro-negócio, o mercado, as estratégias de marketing, os aspetos legais ligados às atividades económicas e a viabilidade económica e financeira das propostas de negócio a implementar. Está ainda prevista consultoria no apoio ao desenvolvimento dos respetivos planos de negócio.

A sessão final da 5ª edição do Empreendedor Sustentável Sabor culminou com a entrega de prémios aos melhores projetos da região, e realizou-se a 6 de julho em Torre do Moncorvo. Esta edição capacitou 30 empreendedores com 25 planos de negócio apresentados.