Programa de empreendedorismo do Sabor na 5ª edição

Lisboa, 13 de março de 2017

A EDP em parceria com os municípios de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo está a promover uma nova edição do EDP Empreendedor Sustentável Sabor.

O objetivo é apoiar a criação e desenvolvimento de novas empresas na região abrangida pela barragem do Baixo Sabor. Este programa faz parte do conjunto de medidas de promoção de desenvolvimento local concretizadas pela EDP no quadro de construção da nova barragem.

No total, as edições anteriores geraram mais de 50 empresas, 90 postos de trabalho e mais de 3,5 milhões de euros de investimento realizado pelos empreendedores. Dando prioridade ao aproveitamento dos recursos da região, naturais e patrimoniais, esta iniciativa, tem fundamentalmente, vindo a reforçar competências dos promotores e dos agentes locais de promoção do empreendedorismo.

Esta 5ª Edição, operacionalizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), conta com a participação dos gabinetes de empreendedorismo dos municípios e com Associação de Municípios do Baixo Sabor. A cooperação institucional visa consolidar uma rede de proximidade capacitada para alavancar dinâmicas de desenvolvimento local, ajudando os empreendedores a superar os obstáculos inerentes ao arranque de um novo projeto.

As ações de capacitação nas áreas de competência fundamentais à sustentabilidade do negócio o terminaram em fevereiro de 2017, estando as sessões de consultoria a decorrer até meados de março. Com uma carga horária de 56 horas, a formação contempla temas ligados às questões estratégicas do Baixo Sabor e do seu potencial de negócio, às novas tecnologias no apoio ao micro-negócio, ao mercado e estratégias de marketing, aos aspetos legais ligados às atividades económicas e sua viabilidade económica e financeira. Está ainda prevista consultoria no apoio ao desenvolvimento dos respetivos planos de negócio.