Universitários descobrem património natural do Sabor

Lisboa, 14 de abril de 2015

Cerca de uma centena de estudantes universitários de todo o país visitaram esta semana a região do Baixo Sabor para analisarem no terreno o potencial da biodiversidade enquanto fator de desenvolvimento local. A iniciativa insere-se no Programa EDP University Challenge, um concurso direcionado para estudantes de marketing, gestão e comunicação que entra este ano na 9ª edição.

Além da visita à barragem, os estudantes e professores puderam ver a Ribeira da Vilariça, um curso de água afluente do rio Sabor que funcionará como centro de desova alternativo para peixes. Outro ponto de interesse foi o novo Santuário de Santo Antão, transladado para uma cota superior, constituindo agora um miradouro privilegiado sobre a albufeira do Sabor.

A deslocação terminou com um encontro com autarcas dos concelhos abrangidos pela barragem, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, a quem coube a apresentação do território.

Com a informação recolhida durante a visita, os estudantes vão desenvolver projetos para descobrir e promover o valor associado à biodiversidade da região, classificada como rede Natura 2000.

A EDP tem em curso na região um plano de compensação ambiental com cerca de 50 medidas de proteção e valorização de espécies e respetivos habitats.