EDP convida universitários a estudar Baixo Sabor - University Challenge: candidaturas até 10 de Março

Lisboa, 05 de fevereiro de 2015

Prémio EDP University Challenge 2015 tem como tema o potencial económico e social do património natural da região abrangida pela nova albufeira do Sabor. As candidaturas arrancam hoje.

Como transformar espécies protegidas e paisagens únicas num fator de desenvolvimento sustentável para as populações locais? É este o desafio lançado pela EDP aos futuros gestores, comunicadores e marketeers. O Prémio EDP University Challenge arranca hoje, com a abertura de candidaturas. Os participantes, estudantes universitários, têm até 10 de março para se inscreverem e até 16 de junho para apresentarem projetos.

Os grupos vencedores e respetivos professores repartem 13 mil euros em prémios, um valor que pode ser complementado com estágio na EDP. O concurso entra este ano na 9ª edição. Desde 2007, já responderam aos sucessivos desafios mais de 2.200 estudantes oriundos de cerca de 230 Faculdades, em Portugal, Espanha e Brasil, trabalhando temas como e eficiência energética ou o mercado liberalizado de gás e eletricidade.

Criado com o objetivo de aproximar os estudantes universitários da realidade empresarial, através do estudo de várias temáticas centrais para a EDP e para a sociedade, o University Challenge visa em particular as abordagens de marketing, comunicação e gestão. A EDP procura junto dos futuros profissionais competências, perspetivas, propostas de produtos e serviços inovadores com viabilidade de mercado.

Na edição de 2015, a EDP tem ainda um objetivo adicional: contribuir para o desenvolvimento de uma das regiões onde está a investir numa nova barragem, o Baixo Sabor. Os quatro concelhos de Trás-os-Montes abrangidos pela albufeira, Alfandega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros são detentores de um património natural classificado como Rede Natura 2000. A EDP está a investir na valorização da biodiversidade local, como compensação pela construção da barragem. A sustentabilidade desse investimento e o retorno para a região dependerá das oportunidades geradas pelo aproveitamento da dimensão económica do recurso natural biodiversidade.

Graças ao University Challenge, a região terá dezenas de jovens de vários pontos do país a estudar o território e a propor soluções para promover uma das suas maiores riquezas nos mercados nacionais e internacionais, procurando por esta via ajudar a criar condições para atrair e fixar população num território cada vez mais despovoado. Em abril, os estudantes inscritos poderão visitar aquela região de Trás-os-Montes. Uma visita de estudo organizada pela EDP para permitir a alunos provenientes de várias universidades do país o contacto com a região e com o tema em estudo.

Mais informação em: http://geracaoedp.edp.pt/universitychallenge/#/home