Empreendedorismo EDP alargado a Montalegre e Vieira do Minho

Lisboa, 08 de junho de 2014

A Universidade do Minho é o novo parceiro da EDP e dos municípios de Montalegre e Vieira do Minho no desenvolvimento de um programa de empreendedorismo naquela região, onde estão em curso obras de reforço de potência das centrais hidroeléctricas de Salamonde e Venda Nova.

A parceria foi formalizada a 6 de junho na cerimónia de lançamento da UMinho-Exec, a área de Formação Executiva daquela instituição.

O acordo marca o alargamento territorial do apoio dado pela EDP a programas de empreendedorismo. Recorde-se que a empresa lançou o Prémio EDP Empreendedor Sustentável nos concelhos abrangidos pelas novas barragens do Sabor e Tua e é um dos parceiros do Prémio Douro Empreendedor. Um conjunto de iniciativas que abrange já grande parte da região de Trás-os-Montes.

Esta associação à Universidade do Minha reflecte também a estratégia da EDP de criação de redes com entidades chave no desenvolvimento das regiões onde opera. A cooperação com instituições de ensino, autarquias, associações reforça o impacto das acções de responsabilidade social desenvolvidas pela EDP em benefício das comunidades locais.

Um outro exemplo recente desta abordagem é o acordo assinado com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A parceria EDP/UTAD contempla acções no âmbito do empreendedorismo, a definição de uma estratégia para a reorganização do espaço rural, a implementação de programas de monitorização ambiental e Gestão de habitats prioritários, diagnóstico de potencialidades/recursos de base territorial e ainda o apoio na elaboração e desenvolvimento de projectos com foco social.