Jovens de Trás-os-Montes apresentam 20 novos projectos empresariais

Lisboa, 05 de maio de 2014

O projecto Safety First, desenvolvido por um grupo de alunos da EPA - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela foi o grande vencedor da edição 2013/2014, do programa Empresa, promovido pela Junior Achievement Portugal (JAP), com o apoio da EDP, nos concelhos de Trás-os-Montes.

A proposta vencedora consiste em desenvolver e comercializar uma estrutura de segurança automática para tratores, possibilitando a utilização do arco de segurança em modo rebatido, sendo este aberto em caso de reviramento. Com a vitória, os promotores ganharam acesso à competição nacional, a 26 de Maio, que vai eleger o melhor projecto de empreendedorismo jovem, gerado por este programa da JAP de fomento de iniciativa empresarial entre os estudantes do secundário.

O programa A Empresa decorre durante um ano letivo e incluí várias atividades, com destaque para a etapa final, a Feira Ilimitada, uma exposição onde os projectos são apresentados ao grande público e avaliados por um júri. Para a iniciativa de Trás-os-Montes, a mostra decorreu a 28 de Abril, no Dolce Vita Douro, em Vila Real.


100 estudantes empreendedores

O encontro de Vila Real contou com a participação de cerca de 100 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, provenientes de 7 concelhos, 2 distritos e 7 escolas da região Trás-os-Montes e Alto Douro: Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Régua; Externato de Vila Meã, Amarante; Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena; Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães; Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela; Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé; Agrupamento de Escolas D.Sancho II, Alijó. No total, foram apresentadas 20 mini-empresas destacadas pelos seus projetos e ideias inovadoras e empreendedoras.

As mini-empresas foram avaliadas por um Júri composto por Frederico Lucas do Projeto Novos Povoadores, Sofia Lage do Social Hub da Fundação EDP, Celmira Macedo da Associação Leque, João Calejo e Vera Medeiras da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, e Maria Carmo Ramos do Grupo Chamartín.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do programa A Empresa da Junior Achievement em que, com o apoio de voluntários e dos professores, os alunos reúnem capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou um serviço, colocam-no no mercado e, por último, liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares. O objetivo deste projeto é estimular as competências dos alunos, pelo que os mesmos devem seguir todos os aspetos relacionados com uma empresa real, tal como contabilidade, reuniões de gestão, vendas, etc.

A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação da próxima geração.


Feira (I)limitada Vila Real

  • 100 alunos
  • 7 concelhos (Régua, Mirandela, Alfandega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Ribeira de Pena, Amarante)
  • 2 Distritos (Bragança e Vila Real)
  • 7 escolas



Premiados

Castalheira - EPA - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela: um projeto inovador, com sabor único que envolve as terras quentes e frias de Trás-os-Montes. Acopla ideia, perseverança, vontade de empreender, fazer sucesso na área alimentar. É um saber de sabores deliciosos!

Frutigumi - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Régua: uma mini-empresa composta por quatro elementos, que têm como principal objetivo dar resposta a um problema bastante atual e muito importante: a obesidade infantil.

Safety First - EPA - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela: o projeto consiste numa empresa de desenvolvimento e comercialização de uma estrutura de segurança automática para tratores, possibilitando a utilização do arco de segurança em modo rebatido, sendo este aberto em caso de reviramento.

Menção honrosa para todas as escolas participantes

Prémio Escola – Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

Imagens