Parque Natural Regional do Vale do Tua integrado na rede nacional de áreas protegidas

Lisboa, 29 de abril de 2014

O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que constitui um Plano estratégico para a região do Vale do Tua, foi integrado na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP), no passado dia 19 de Março de 2014, passando a estar referido no portal do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O PNRVT surge de um acordo entre a ADRVT e o ICNF que garantiu que cerca de três quartos da dotação da EDP para o Fundo da Biodiversidade no âmbito do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua seja canalizado para a região e investido em desenvolvimento regional.

O Parque encontra-se no início do seu funcionamento estando já em desenvolvimento as ações previstas no seu projeto para 2014.

O plano de investimentos do Parque tem um horizonte de 12 anos, sendo expectável que ao fim de 3 anos esteja a funcionar em pleno. A estratégia centra-se em duas vertentes, conservação da natureza e promoção turística. Das doze ações prioritárias destacam-se a criação de rotas temáticas, a certificação de produtos da região, a criação de uma marca própria, implementação de medidas para redução do risco de incêndio e a elaboração de guias sobre o Património Natural. Pretende-se fazer a divulgação dos principais valores naturais e promover a sensibilização para a sua conservação.