Alqueva II classificado como projeto hidroelétrico do ano por revista internacional

Lisboa, 27 de setembro de 2013

Revista internacional classifica Alqueva II como projeto hidroelétrico do ano e coloca Venda Nova III no Top 15 europeu das centrais em construção.

No seu número de setembro de 2013, a conceituada revista "International Water Power and Dam Construction" considerou a obra do Reforço de Potência de Alqueva (Alqueva II), inaugurada em janeiro de 2013, como projeto hidroelétrico do ano.

Trata-se de uma distinção muito honrosa para o Grupo EDP e para toda a equipa multidisciplinar que participou na implementação do empreendimento, nos domínios da engenharia e ambiente e da gestão geral do empreendimento, incluindo a supervisão da fiscalização e segurança e a coordenação do comissionamento.

A barragem e a central de Alqueva I, cujo projeto, gestão e fiscalização estiveram integralmente a cargo da engenharia do Grupo EDP, através da então HIDRORUMO, já tinham sido anteriormente distinguidas com o Prémio Puente de Alcântara 2002/2004, destinado a premiar as melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas, avaliadas nas suas vertentes culturais, estéticas, funcionais e sociais, assim como relativamente à qualidade técnica do respetivo projeto e à perfeição atingida na sua execução.

De relevar ainda que o mesmo número de setembro de 2013 da "International Water Power and Dam Construction" inclui também um artigo sobre as 15 mais importantes obras hidroelétricas em construção na Europa em termos de potência instalada, em que Venda Nova III aparece posicionada em 12º lugar no ranking.