Mais 50 novos empreendedores em Trás-os-Montes

Lisboa, 16 de julho de 2013

Entrega de prémios EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2013 fecha 3ª edição do programa de apoio à criação de auto-emprego e desenvolvimento do potencial económico de Trás-os-Montes

Lisboa, 16 julho 2013 - O Prémio EDP Empreendedor Sabor 2013 deu origem a 50 novos empreendedores que avançam agora para a constituição de 34 micro-empresas. São maioritariamente jovens (34 anos média), qualificados (62%) e desempregados ou à procura do 1º emprego (52%).

No próximo dia 17, em Mogadouro, apresentam-se pela 1ª vez ao mercado. Após meses de trabalho para afinar a ideia, definir plano de negócios, reunir condições de financiamento e constituição da empresa, os participantes nesta 3ª edição preparam-se para o teste de mercado. Os melhores projectos arrancam com a vantagem adicional do prémio monetário, cuja entrega será realizada no evento.

Os negócios estão sedeados em Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo, os cinco concelhos abrangidos pela barragem do Sabor. O turismo ou o agro-alimentar dominam a nova oferta de produtos e serviços, reflectindo o potencial do património natural e cultural da região.

O Prémio EDP Empreendedor Sustentável nasceu em 2010 para apoiar o desenvolvimento da região de Trás-os-Montes, alvo dos novos projectos hidroeléctricos. Ao fortalecer a iniciativa empresarial local, chamando a atenção para as oportunidades de mercado e dando competências técnicas, este Programa está a contribuir para combater o desemprego e despovoamento, duas das tendências que mais preocupam a população e ameaçam a sustentabilidade do território.

  • Consulte a listagem dos vencedores do Prémio EDP Empreendedor Sabor 2013 no ficheiro em anexo (PDF)

Vídeos

Imagens