Trás-os-Montes tem novo Ecomuseu

Lisboa, 30 de abril de 2010

EDP apoia projecto no âmbito da requalificação da aldeia de Picote.

O concelho de Miranda do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, tem um novo museu. O Ecomuseu Terra Mater, inaugurado hoje, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto o território e o património do Planalto Mirandês, com destaque para as muitas práticas tradicionais que continuam vivas na região.

O Ecomuseu está localizado na aldeia de Picote. Debruçada sobre o Douro Internacional, Picote foi beneficiada por um dinâmico programa de desenvolvimento local destinado a melhorar a qualidade de vida dos habitantes e o enriquecimento cultural dos visitantes. O projecto, liderado pela associação Frauga – Associaçon pa I Zambolbimiento Antegrado de Picote, contou com o apoio financeiro da EDP.

Neste Ano internacional da Biodiversidade, o Centro de Interpretação do Ecomuseu Terra Mater abre as suas portas com um projecto, financiado pelo QREN, através do Programa Operacional Regional do Norte, intitulado Cultibos, yerbas i saberes: biodiversidade, sustentabilidade e dinâmica em Tierras de Miranda, que tem como objectivos principais a conservação e valorização do património natural visando a manutenção da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos naturais.

A EDP decidiu associar-se a este projecto ecomuseológico por reconhecer o mérito da iniciativa para o desenvolvimento da região e ainda pela ligação histórica que o Grupo mantém com aquele território. A EDP tem, nesta região, três barragens – Miranda, Bemposta e Picote - tendo actualmente em curso um plano de investimento no reforço da capacidade das duas últimas.

Imagens