Foz Tua

Desempenho ambiental

Desempenho ambiental

aproveitamento hidroeléctrico
da foz tua

 

Declaração de
Impacte Ambiental

Planos de Monitorização Em Curso

Ecossistemas Aquáticos

O plano de monitorização dos ecossistemas aquáticos, que decorrerá ao longo de toda a vida útil do aproveitamento, foi definido para verificar o real impacte ambiental resultante das fases de construção, enchimento e exploração do aproveitamento. Este plano é constituído por 17 pontos de amostragem e são medidos um conjunto de parâmetros de acordo com o definido na Diretiva Quadro da Água.

Flora

Em curso desde 2010, este plano de monitorização manter-se-á por 15 anos, com vista a verificar a existência ou não de impactes ambientais resultantes da construção da barragem, nas comunidades florísticas existentes. O plano incide sobre os habitats RELAPE (Raras, Endémicas, Localizadas, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção) e espécies de conservação prioritárias, identificados em fase prévia de construção. Inclui ainda a flora vascular e espécies de briófitas e liquénicas.

Fauna

Em curso desde o início dos trabalhos, prolongando-se até 5 anos após a entrada em exploração, o plano de monitorização da fauna inclui o seguinte conjunto de espécies: Répteis, anfíbios, odonata, lontra, toupeira-de-água, outros mamíferos terrestres e micromamíferos, avifauna e quirópteros.

Estes planos têm por objectivo avaliar o nível de utilização pelas espécies dos habitats envolventes e os impactes resultantes da implementação da barragem e respectiva albufeira, nomeadamente no que respeita à afectação de habitats e fragmentação das movimentações longitudinais e transversais ao rio Tua.

Clima

Foi definido um plano de monitorização para verificar os efeitos da criação da albufeira no clima da micro-região, foram instaladas em 2011 três estações meteorológicas, em três cotas diferentes da envolvente da albufeira, com medição dos seguintes parâmetros: temperatura, humidade, velocidade e direção do vento, radiação solar, precipitação e temperatura do solo.

Medidas Compensatórias

O Programa de Medidas Compensatórias do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua encontra-se na fase de implementação.